Okuma promove lançamento oficial da máquina multitarefa Multus-U3000
13 de outubro de 2015

Recorde quebrado

Um importante marco foi alcançado, graças a estreita colaboração, design cuidadoso e soluções abrangentes. A conquista ocorreu na Gurutzpe Turning Solutions, situada na província de Guipúzcoa, no País Basco, Espanha.

“Fabricar um torno de 20 metros de comprimento e equipá-lo com a maior barra de mandrilar antivibratória reforçada do mundo, produzida pela Sandvik Coromant, nos conduziu a uma área de operação totalmente nova”, afirma Oscar Anitua, gerente de marketing da Gurutzpe.

A Gurutzpe é um dos maiores fabricantes de tornos horizontais pesados da Europa. A localização estratégica da empresa, próxima a um porto, facilita o acesso ao mercado mundial, e grande parte das exportações vai para Alemanha, Itália, Estados Unidos, Oriente Médio e Ásia. Os setores mais importantes são as indústrias pesada, siderúrgica e petrolífera.

“As diferentes partes do torno foram projetadas e montadas aqui na fábrica”, explica Anitua, guiando-nos pela planta. “Nós também fizemos a instalação elétrica e o software associado.

A experiência de Gurutzpe vem de 60 anos de produção e instalação de cerca de 6.000 tornos em todo o mundo. Este ano, a empresa está estabelecendo um novo recorde em sua trajetória.

0002

 

“Há alguns anos, participamos da feira BIMU na Itália, onde tivemos contato com uma empresa da Arábia Saudita que se interessou muito pelo potencial dos nossos tornos”, conta Anitua. “Eles quiseram visitar nossas fábricas, e isso nos deu a oportunidade de mostrar a nossa capacidade em tecnologia e design. Els gostaram tanto do que viram que pediram um torno de 20 metros de comprimento. É nesse torno que estamos montando a maior barra de mandrilar antivibratória reforçada do mundo, produzida pela Sandvik Coromant.”

O cliente deixou claro que queria uma solução abrangente para suas necessidades. A Sandvik Coromant Ibérica e a Gurutzpe fizeram um acordo que garante o suporte técnico ao cliente, não só para o torno, mas também para o funcionamento da ferramenta de acordo com o conceito de “Certo desde o início”, por isso o pedido foi feito considerando o acordo de parceria para projetos turnkey.

0001

Esses projetos proporcionam lucratividade, produtividade, competitividade e um início mais rápido, além de estarem dentro do conceito “Certo desde o início”.

“Quando a Sandvik Coromant Ibérica recebeu o pedido, entrou em contato com a Sandvik Coromant Teeness para a fabricação de uma barra de mandrilar antivibratória com capacidade para um comprimento máximo de 4.200 milímetros, 14 vezes o diâmetro da barra, de 300 milímetros. A cooperação entre Sandvik Coromant Teeness e Gurutzpe também se estendeu ao desenho da fixação para a máquina”, explica Jon Arregi, especialista em máquinas na Sandvik Coromant Ibérica.

Anitua afirma que a Sandvik Coromant sabe como fabricar bons produtos e tem reconhecimento mundial. Ela também fornece suporte técnico abrangente para os clientes, o que torna o acordo muito benéfico para a Gurutzpe. “Esse projeto nos colocou em uma posição importante no mercado”, diz Anitua. “Somos uma empresa que trabalha com soluções criativas e abrangentes. O acordo que temos com a Sandvik Coromant Ibérica significa que podemos viver conforme nosso slogan ‘Fazer bem as coisas importantes’.”

 

Dados técnicos da maior barra de mandrilar antivibratória do mundo:

A maior barra de mandrilar antivibratória reforçada do mundo é classificada como um produto premium de seu fabricante, a Sandvik Coromant.
Comprimento 6.090 milímetros
Capacidade de furo: 4.200 milímetros
Balanço: 14 vezes o diâmetro
Maior desafio: Ser capaz de usinar comprimentos de até quatro metros sem ter problemas com vibrações e manter boa qualidade superficial
Diâmetro: 300 milímetros
Tempo de produção: Quatro meses, mas o tempo total do projeto, do pedido à entrega, foi de oito meses
Participantes do projeto: a equipe da Gurutzpe e cinco pessoas da Sandvik Coromant Teeness e da Sandvik Coromant Ibérica.

 

Perfil da empresa:
Nome: Gurutzpe Turning Solutions
Indústria: Construção e manufatura de tornos CNC horizontais de alto desempenho
Fundada em 1955 pela família Sorazu
Sede: Itziar-Deba, Espanha, com escritórios de vendas na China, EUA, Rússia e Alemanha.
Vendas anuais:12 milhões de euros
Produção: Cerca de 25 tornos
por ano. Um torno mecânico leva de quatro a seis meses para ser fabricado.

 

Fonte: sandvik.coromant.com

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *